Bem,antes de falar sobre o projeto de extensão universitária do qual participo, gostaria primeiro de explicar o motivo da criação do blog. Bom, estamos trabalhando no projeto há aproximadamente seis meses e, na reunião do dia 21/10/10, o nosso professor e criador do projeto Tarcísio Augusto, formado em Sociologia pela a Universidade Rural Federal De Pernambuco (URFPE), sugeriu que criássemos um blog para registrar todas as nossas experiências durante o tempo que trabalharmos no projeto. Dessa forma, irei postar a que todas as nossas atividades, experiências, dificuldades, descobertas, ou seja, tudo que for proveniente desse trabalho que estamos realizando.
Achei a ideia muito bacana, uma vez que registrarei a que passo a passo essa dimensão da minha jornada como estudante, do qual acredito que ira me ajudar bastante nos meus projetos futuros, e também pode servir de guia para estudantes que irão iniciar seus projetos.
Como já falei a cima, o nosso projeto foi iniciado há alguns meses e agora estamos em sua segunda fase. Dessa forma, irei tentar construir um resumo para que possamos se situar no trabalho.
Título:
Experiências exitosas de educação ambiental: mapeando práticas e difundindo conhecimento.
Objetivo Geral:
Realizar mapeamento e disseminação de práticas exitosas de educação ambiental, nas escolas do perímetro urbano do município de Delmiro Gouveia-Al.
Equipe que desenvolve o projeto:
Professor Tarcísio Augusto (Docente da Universidade Federal De Alagoas- Campus Sertão (UFAL); Tiago Alves (Estudante de Engenharia Civil e Bolsista do projeto); Wanubya Menezes (Estudante de Geografia e colaboradora), Diana ( Estudante de Geografia e colaboradora); Emerson Carvalho ( Estudante de História e colaborador).
Resumo das nossas atividades até o momento:
Para que pudéssemos avaliar qualitativamente as práticas realizadas pelos professores, fez-se necessário a elaboração de cinco indicadores que levam em consideração a realidade local. Os indicadores são: a) Utilização de uma metodologia que contemple teoria e prática, b) Prática e envolvimento com a temática de maneira contínua, c) Práticas que busquem a interdisciplinaridade, d) Atividades e orientações que focalizem a realidade local, e) Propostas que busquem a parceria para além dos muros da escola (envolvimento com ONG, Estado, etc). Elaborado tais indicadores, prosseguimos buscando as escolas que possuíam mais de 20 professores efetivos, para aplicarmos nos professores um questionário misto do qual possuía perguntas como, por exemplo, Você já desenvolveu algum projeto de educação ambiental? Conhece algum professor que desenvolve? Para que dessa forma fosse possível localizarmos os docentes que elaboram algum tipo de pratica ou desenvolve projeto sobre a temática. Dessa forma, conseguimos levantar 23 professores que tinham praticado algum tipo atividade de educação ambiental ou que foi indicado por seus parceiros de profissão.
Através do questionário foi possível identificar que as questões sócias ambientais são trabalhadas por 88% dos professores entrevistados, mas, contudo, que esse trabalho ocorre pelo motivo de tais assuntos virem programados nos currículos escolares e conseqüentemente nos módulos, e que o professor em sala de aula vem apenas reproduzindo tais conteúdos, não possuindo assim qualquer sensibilidade com a temática
Achei a ideia muito bacana, uma vez que registrarei a que passo a passo essa dimensão da minha jornada como estudante, do qual acredito que ira me ajudar bastante nos meus projetos futuros, e também pode servir de guia para estudantes que irão iniciar seus projetos.
Como já falei a cima, o nosso projeto foi iniciado há alguns meses e agora estamos em sua segunda fase. Dessa forma, irei tentar construir um resumo para que possamos se situar no trabalho.
Título:
Experiências exitosas de educação ambiental: mapeando práticas e difundindo conhecimento.
Objetivo Geral:
Realizar mapeamento e disseminação de práticas exitosas de educação ambiental, nas escolas do perímetro urbano do município de Delmiro Gouveia-Al.
Equipe que desenvolve o projeto:
Professor Tarcísio Augusto (Docente da Universidade Federal De Alagoas- Campus Sertão (UFAL); Tiago Alves (Estudante de Engenharia Civil e Bolsista do projeto); Wanubya Menezes (Estudante de Geografia e colaboradora), Diana ( Estudante de Geografia e colaboradora); Emerson Carvalho ( Estudante de História e colaborador).
Resumo das nossas atividades até o momento:
Para que pudéssemos avaliar qualitativamente as práticas realizadas pelos professores, fez-se necessário a elaboração de cinco indicadores que levam em consideração a realidade local. Os indicadores são: a) Utilização de uma metodologia que contemple teoria e prática, b) Prática e envolvimento com a temática de maneira contínua, c) Práticas que busquem a interdisciplinaridade, d) Atividades e orientações que focalizem a realidade local, e) Propostas que busquem a parceria para além dos muros da escola (envolvimento com ONG, Estado, etc). Elaborado tais indicadores, prosseguimos buscando as escolas que possuíam mais de 20 professores efetivos, para aplicarmos nos professores um questionário misto do qual possuía perguntas como, por exemplo, Você já desenvolveu algum projeto de educação ambiental? Conhece algum professor que desenvolve? Para que dessa forma fosse possível localizarmos os docentes que elaboram algum tipo de pratica ou desenvolve projeto sobre a temática. Dessa forma, conseguimos levantar 23 professores que tinham praticado algum tipo atividade de educação ambiental ou que foi indicado por seus parceiros de profissão.
Através do questionário foi possível identificar que as questões sócias ambientais são trabalhadas por 88% dos professores entrevistados, mas, contudo, que esse trabalho ocorre pelo motivo de tais assuntos virem programados nos currículos escolares e conseqüentemente nos módulos, e que o professor em sala de aula vem apenas reproduzindo tais conteúdos, não possuindo assim qualquer sensibilidade com a temática
Agora na segunda fase, buscaremos entrar em contato com esses 23 professores que foram encontrados, para realizarmos primeiramente uma entrevista individual na qual ele ira responder algumas perguntas referentes ao seu projeto e suas práticas. Feito isto, vamos elaborar uma reunião com os mesmos para que possam dialogar, com relação as suas práticas e atividade em Educação Ambiental. Passadas esses etapas, avançaremos buscando sistematizar os dados e atividades escolhidas para compor um material didático-pedagógico, isto é, a criação de uma cartilha que sintetize e dissemine tais práticas, para orientação dos professores.
Isto foi resumidamente tudo que foi feito até o momento e o que pretendemos fazer. Agora começarei a postar nossas atividades à medida que forem acontecendo.
Em nossas ultimas reuniões foi elaborada uma carta convite, para entregarmos aos referentes 23 professores indicados. Carta da qual consta a proposta do trabalho para com o professor, coletando a data do qual poderíamos sentar para realizarmos uma entrevista como o mesmo. Dessa forma, buscaremos compreender como se deu ou esta acontecendo as suas praticas e atividades em educação ambiental nas escolas.
Assim, a entrevista de caráter semi-estrutural, será baseada em um questionário dos quais as perguntas englobam os indicadores que foram definidos para que possamos avaliar qualitativamente as praticas em questão. Dessa forma, será possível avaliarmos tais práticas e, avançar para a terceira etapa. Que será reunir os professores que possuem praticas avaliadas como exitosas. Para uma entrevista em gropo focal, do qual irão dialogar a respeitos de suas atividades.
Isto foi resumidamente tudo que foi feito até o momento e o que pretendemos fazer. Agora começarei a postar nossas atividades à medida que forem acontecendo.
Em nossas ultimas reuniões foi elaborada uma carta convite, para entregarmos aos referentes 23 professores indicados. Carta da qual consta a proposta do trabalho para com o professor, coletando a data do qual poderíamos sentar para realizarmos uma entrevista como o mesmo. Dessa forma, buscaremos compreender como se deu ou esta acontecendo as suas praticas e atividades em educação ambiental nas escolas.
Assim, a entrevista de caráter semi-estrutural, será baseada em um questionário dos quais as perguntas englobam os indicadores que foram definidos para que possamos avaliar qualitativamente as praticas em questão. Dessa forma, será possível avaliarmos tais práticas e, avançar para a terceira etapa. Que será reunir os professores que possuem praticas avaliadas como exitosas. Para uma entrevista em gropo focal, do qual irão dialogar a respeitos de suas atividades.
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